A Diaconisa
As diaconisas estavam incluídas no grupo daqueles que trabalhavam oficialmente nas primeiras igrejas cristãs. “Recomendo-vos Febe, nossa irmã, diaconisa da igreja de Cencreia, para que a recebais no Senhor de modo digno, como convém a santos, e a assistais em tudo o que ela de vós precisar, porque também ela ajudou a muitos, a mim inclusive.” (Rom. 16:1, 2, Bíblia de Jerusalém).
A diaconisa é eleita para o seu cargo pelo período de um ou dois anos, conforme o determinado pela igreja local. A esposa de um homem escolhido para diácono não se torna diaconisa por esse fato, nem se espera que a igreja escolha a esposa de um diácono para ser diaconisa pelo motivo de o seu marido ser diácono. A diaconisa deve ser escolhida do ponto de vista da consagração e outras qualidades que a habilitem a desempenhar os deveres do cargo. A igreja pode organizar um serviço apropriado para a tomada de posse das diaconisas no seu cargo, dirigido por um ministro ordenado detentor de credenciais atualizadas.
Os Deveres das Diaconisas – As diaconisas servem a igreja numa larga variedade de serviços importantes, incluindo:
1. Apoio aos Serviços Batismais. As diaconisas devem ajudar nos serviços batismais, cuidando de que as candidatas femininas sejam atendidas tanto antes como depois da cerimônia. Dando conselhos e prestando o auxílio necessário relativamente ao vestuário apropriado para o batismo. Devem prover-se roupões de material apropriado. Nas igrejas em que se usam estes roupões, as diaconisas devem cuidar de que eles sejam lavados e cuidadosamente repostos no seu lugar para uso futuro.
2. Apoio aos Serviços da Santa Ceia. As diaconisas assistem na celebração da ordenança do lava-pés, dando ajuda especial às visitas femininas ou àquelas que estão há pouco tempo na igreja. É dever das diaconisas providenciar tudo o que é necessário para este serviço, tal como certificar-se que as toalhas de mesa, toalhas para o lava-pés etc. usadas na celebração da ordenança sejam lavadas e cuidadosamente guardadas. As diaconisas devem fazer os necessários preparativos para a mesa da comunhão, incluindo: prepararem o pão e o vinho, disporem a mesa da comunhão, deitarem os vinho nos cálices, colocarem os pratos com o pão sem fermento e cobrirem a mesa com a toalha preparada para esse fim. Tudo isto deve ser feito antes de começar a cerimônia.
3. Cuidar dos Doentes e dos Pobres. As diaconisas devem fazer a sua parte no cuidado dos doentes, dos necessitados e dos infelizes, cooperando com os diáconos neste trabalho.
VOSSA PESSOA É UMA DIACONISA DE PRIMEIRA LINHA,,,É UMA PESSOA IMPORTANTISSIMA ,E VAICHEGAR A HORA EM QUE SERÁS MUITO REQUISITADA PELOS 4 CANTOS DA TERRA,,,
ResponderExcluirOLa minha esposa faz tudo na igreja e faz dez anos que serve a cristo , so que tem gente que nao esta apto a ser diacono e diaconisa, porque minha esposa que tanto tempo esta servindo nao pode ser diaconisa?
ResponderExcluirEU SOU DIACONISA 20 ANOS E AMO TRABALHAR PARA O REINO DE DEUS
ResponderExcluirAMO SER DIACONISA
ResponderExcluirVou ser ungida como diaconia no próximo domingo dia 03 /01 /2016 antes da Santa ceia
ResponderExcluirPor direção de Deus fui consagrada a diaconisa. O que vem de Deus é supreendente. Agradeço a Deus por essa benção que me foi concedida.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCorrigindo:ontem dia 6/08/2017.
ResponderExcluir