Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de junho de 2010

UM VERDADEIRO PROGRAMA DE PREVENÇÃO...!



Histórico do Programa Integração AABB - Comunidade

Em novembro de 1986, foi concebido pela Fenabb e Banco do Brasil o Projeto de Integração AABB Comunidade. Esse projeto se baseava em uma abertura das AABB para a comunidade por intermédio de dois Programas: inclusão de pessoas da comunidade como sócios das AABB e disponibilização das instalações nos momentos ociosos para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que freqüentassem escolas da rede, na faixa etária de 7 a 16 anos de idade para desenvolvimento de atividades lúdicas e reforço escolar.
Em agosto de 1987 foi autorizada a implantação do Programa em 16 AABBs, em caráter experimental, de forma gradativa, sendo as 4 primeiras inauguradas respectivamente: Quixadá-CE - 19/09/87, Erechim - RS - 24/10/87, Quixeramobim - CE - 31/10/87 e Cristalina - GO - 12/12/87, ficando as demais para 1988.Em 1996, a Fundação Banco do Brasil aliou-se à Federação das AABB - Fenabb, para expansão do Programa Integração AABB Comunidade. Em setembro daquele ano foi promovido o lançamento da parceria contemplando, em caráter experimental, 2.266 crianças e adolescentes em 16 AABB.
O Programa consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada através de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas com saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a prática da cidadania e a construção de conhecimentos.
A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, tendo com princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade. (Caderno de Procedimentos AABB - Comunidade) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário