Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aprenda boas maneiras de fazer resumos de livros
Um bom resumo deve ser completo para transmitir a idéia central do texto de origem. Resumir não é copiar e sim modificar o conteúdo.

Para fazer um bom resumo é necessário saber algumas regras para que o texto não fique vago ou incompreensível. Resumir é reduzir todo conteúdo de forma completa e informativa. Seja para apresentar na escola ou na faculdade é essencial saber como funciona um resumo (leia resumo sobre chuva ácida).
Tipos de resumos:
- Resumo Indicativo: faz referência aos pontos centrais de um texto sem mencionar demais detalhes. Exemplo: sinopse de um filme publicado no jornal.
- Resumo Informativo: resume o conteúdo de forma completa mencionando toda metodologia e bibliografia utilizada. Exemplos:
- Resenha: é um resumo publicado em revistas ou pode ser também um “resumo crítico” de qualquer obra literária ou científica. Mas existem professores que não costumam usar essa denominação.
Dicas para um bom resumo:
- Leitura e Releitura: ler é uma forma de adquirir conhecimento e melhorar o vocabulário, a interpretação, a escrita e a pronúncia. A primeira leitura serve para se inteirar do assunto desenvolvido. Já a segunda e demais leituras servem para selecionar e organizar as idéias iterar do texto.
- Parágrafo: deve ser feito um resumo de cada parágrafo para que as idéias fiquem organizadas e coerentes para que não perca nenhuma informação importante.- Palavras-Chaves: toda estrutura textual é formada por palavras-chaves que fazem referência as idéias fundamentais do texto. Faça uma leitura quantas vezes forem necessárias para encontrá-las. Depois as grife para que te auxiliem na hora de fazer o resumo.
Breve e conciso: o resumo deve ser objetivo, mas não incompleto. Informações iguais ou desnecessárias devem ser descartadas para que não se perca o foco do texto.
- Manter as idéias originais: resumir é manter as idéias apresentas no texto evitando assim qualquer comentário extra no resumo. Nada pode ser acrescentado de forma que possa alterar o assunto.
- Pessoalidade: resumir não é copiar um texto e sim condensá-lo com as suas palavras (exceto citação). E a melhor forma de fazer isso é ter o hábito de leitura. Lendo você consegue transmitir qualquer assunto mesmo que extenso sem perder o seu sentido.
- Estrutura lógica: ao resumir devem-se aproveitar todos os pontos principais do texto para que ele fique compreensível e completo. (dominador.net).

Um comentário: